Sobre o Coletivo


     O COLETIVO ROCK EM MOVIMENTO é uma organização democrática de ativistas do campo da cultura, que tem por objetivo impulsionar ações de expressão artística dentro do cenário do Rock numa perspectiva crítica. Artistas produzindo seus espaços de manifestação cultural a partir de suas próprias concepções, numa articulação de coletivos e independentes. Entendemos a arte como forma de expressão da subjetividade humana diante da realidade, por isso, é nosso dever nos posicionar, organizar e lutar por melhores condições de vida para todos. Tal tarefa só pode ser feita sob esforços coletivos de reflexão e ação consciente, construídos democraticamente. É daí que surgiu o COLETIVO ROCK EM MOVIMENTO. 

     A indústria cultural avança no seu interesse de reduzir toda manifestação artística a uma mera mercadoria. Com isso, restringe-se a possibilidade de manifestação artística apenas àqueles que se enquadram nos seus objetivos de mercado. Os empresários ditam as regras e a conseqüência é que domina, em nossa sociedade, uma arte domesticada, conservadora e descartável. 

      Assim como nos opomos à lógica empresarial da arte, nos opomos à arte esnobe. Aquela que se propõe a ser fechada em si e se coloca como superior: os artistas acima e os mortais abaixo. Todos são artistas! No ROCK EM MOVIMENTO todos tem com o que contribuir. Não queremos nos diferenciar como elite intelectual, mas contribuir para socializar a arte produzida e a produção da arte.

       O COLETIVO ROCK EM MOVIMENTO quer algo diferente: exercer a liberdade lutando por ela! Abrindo espaços livres para manifestação artística e formar uma rede de ativistas-artistas dispostos a construir uma alternativa a esta lógica de mercado. Não queremos só mostrar nossa arte, mas queremos que todos tenham este direito!

       Somos organizados. Diante de uma situação de tamanha dificuldade somente nos organizando é que podemos concretizar de fato nossos anseios por mudanças. Nossa organização é democrática, baseada em assembléias. As decisões são coletivas, assim como as responsabilidades. Aquele que só tem boas idéias e não põe a mão na massa é apenas um tagarela, e aquele que apenas faz tarefas, mas não reflete sobre o que faz, acaba se tornando um burro de carga. Refletimos e agimos coletivamente! Fazemos parcerias com coletivos, bandas e artistas diversos para estabelecer relações de solidariedade, troca de experiências e ampliação de perspectivas de apresentação dos artistas em diferentes lugares. Esta rede de relações é de suma importância para estabelecer não apenas um circuito alternativo de bandas e artistas diversos, mas de mobilizar em torno das nossas causas.

      Os militantes do COLETIVO ROCK EM MOVIMENTO devem refletir o acúmulo do coletivo, por isso, temos princípios!

1) As decisões são tiradas em reunião.
2) Todos têm como dever garantir as tarefas dos eventos, mesmo naqueles em que não vão se apresentar como artista.
3) Acúmulo coletivo: as reflexões sobre os temas relevantes e nosso funcionamento devem ser garantidas em reuniões.
4) Arcar com as finanças coletivamente.
5) Nosso objetivo não é lucro. Todo excedente deve ser usado para o próximo evento.
6) Apenas é militante do COLETIVO ROCK EM MOVIMENTO quem cumpre as tarefas, exerce os princípios nas ações cotidianas e tem sua entrada aprovada em reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário